Quer entender tudo o que você precisa saber sobre aumento e preservação patrimonial? Siga o texto.
Antes de continuarmos é importante lembrar que os conceitos sobre finanças apresentados aqui não são indicações de compra.
Antes de adquirir qualquer produto de investimento, converse com seu assessor de investimentos, estude e mantenha o seu perfil de investidor atualizado.
Por que aumentar seu patrimônio?
Em resumo: para ter uma vida mais confortável.
Você aumenta o seu patrimônio para ter controle das finanças e não deixar que as finanças tenham controle sobre você.
Dormir com tranquilidade sem se preocupar tanto com os boletos e mais com os seus projetos, com o seu propósito de vida, vai fazer a diferença no fim do dia.
Como aumentar seu patrimônio?
A primeira coisa necessária para conseguir aumentar seu patrimônio, é colocar suas finanças em dia.
Nós já escrevemos um artigo com várias dicas para evitar prejuízos financeiros e sair do vermelho.
E começar a organizar suas finanças e ter um saldo no final do mês, que pode ser trabalhado no mercado financeiro, é o primeiro passo deste processo.
Começando nos Investimentos
Entendemos até aqui os motivos que você tem para aumentar seu patrimônio e como começar a organizar suas finanças para tal.
Uma das maneiras de continuar aumentando seu patrimônio é através dos investimentos, o famoso “fazer seu dinheiro trabalhar para você”.
Existem basicamente dois tipos de investimento: Renda Fixa e Renda Variável.
Na Renda Fixa, você tem uma ideia de quanto vai receber no vencimento do seu contrato. Você pode fazer um investimento atrelado à inflação, por exemplo. Este tipo de investimento é bom para a sua preservação patrimonial.
Para ter segurança.
Na Renda Variável, o seu rendimento vai variar de acordo com o mercado financeiro, com fatores políticos, econômicos, etc.
No caso do investimento em ações, renda variável, as empresas da qual você se torna sócio, podem, por exemplo, conseguir uma grande descoberta em seu campo de atuação e valorizar muito.
Podem ter algum escândalo em seu quadro de diretores e ver suas ações desvalorizarem.
Ou podem, caso sejam boas empresas, continuar com anos e mais anos positivos. E seu patrimônio cresce seguro no longo prazo.
Os produtos de investimento que vão compor sua carteira, dependem do seu Perfil de Investidor.
Ele é um teste obrigatório feito pelas corretoras de valores. Ele define o nível de exposição em Renda Variável que você pode ter na sua carteira.
O poder dos juros compostos
Muitos investidores acabam por não se aproveitar das vantagens dos juros compostos e não têm o aumento e preservação patrimonial desejada no mercado financeiro.
De forma rápida, as vantagens de investir em ativos que rendem juros sobre juros é aumentar ainda mais rápido a sua rentabilidade. Você reinveste os juros de sua aplicação.
A cada mês o valor dos juros da sua aplicação são somados ao valor total. No mês seguinte, os rendimentos já vão contar esse valor extra.
Achar as melhores aplicações do mercado financeiro, que talvez incluam juros compostos, vão ajudar você a aumentar ainda mais seu patrimônio.
Continue com aportes periódicos.
Já entendemos um pouco sobre os investimentos, certo? Sobre Renda Variável, Renda Fixa, sobre como utilizar os juros compostos para aumentar ainda mais o seu patrimônio.
Neste ponto do nosso artigo, precisamos lembrar de outra parte muito importante desse processo: continue com os aportes periódicos.
Durante sua conversa com o assessor de investimentos, você deve falar sobre seu projeto de vida, sua renda, seus planos para o curto prazo e seus gastos mensais.
Vocês vão pensar juntos em como alcançar a liberdade financeira e quais aportes periódicos cabem em suas finanças.
É importante que você continue e mantenha os seus planos de investimentos. Lembram quando falamos dos juros compostos?
Eventualmente a renda acumulada no mercado financeiro vai se multiplicar em um ritmo muito mais avançado.
A preservação patrimonial
A dica mais importante para o seu aumento e preservação patrimonial é: Encontre um assessor de investimentos de confiança.
Um bom assessor de investimentos, como já dito, vai entender o seu momento de vida, sua realidade financeira e vai compactuar com seus objetivos.
Ele vai te assessorar nesse momento tão importante e de fato estará preocupado com sua preservação patrimonial com produtos de investimento adequados para o seu perfil e que consigam atender seus objetivos.
Estar em um relacionamento próximo com seu escritório e assessor de investimentos, é a melhor forma de ter aumento e preservação patrimonial.
Muito obrigado se você leu até aqui. Espero que você tenha entendido um pouco mais sobre este assunto.
Caso tenha alguma dúvida ainda sobre os primeiros passos para aumentar o seu patrimônio no mercado financeiro, deixe um comentário abaixo que entraremos em contato.
Até mais.