Se você está olhando a sua carteira de investimentos, talvez esteja meio decepcionado com os rendimentos do seu banco e se perguntando: Investir em ações faz sentido pra mim? acho que conseguimos tirar suas dúvidas nesse texto.

E para poupar bastante o seu tempo, vamos dar a resposta agora: depende.
Depende do seu momento de vida, dos seus planos de curto, médio e longo prazo, depende da sua reserva de emergência. Depende, principalmente, do seu perfil de investidor.
Investir em Renda Variável exige que você esteja ciente dos riscos dessa modalidade de investimento.
E é para isso que existe o suitability, um teste obrigatório em todas as corretoras de valores que, em linhas gerais, quanto da sua carteira pode estar em produtos mais arrojados, como ações, fundos multimercados, opções, etc…
Bom, caso você queira entender um pouco mais, caso tenha o perfil certo e esteja querendo entender mais sobre ações, continue conosco.
Investir em ações faz sentido pra mim?
Ações são investimentos de renda variável, ou seja, você não sabe a rentabilidade de seus ativos no final do exercício. Podem ser positivas, ou não.
Mas então por que as pessoas investem em renda variável?
Porque a rentabilidade pode ser superior à renda fixa. Porque com estudo e uma boa equipe de assessores, é possível escolher boas empresas para comprar e boas estratégias de segurança caso o mercado vá em um sentido inesperado.
Uma estratégia muito utilizada, por exemplo, é a diversificação. Investir em ações de boas empresas, de diversos setores, pode diminuir possíveis impactos negativos do mercado financeiro.
É possível também diversificar seu patrimônio com ações de empresas estrangeiras, eliminando parte do risco de empresas do nosso país passarem por dificuldades devido a problemas governamentais.
Como começar a investir em ações?
O primeiro passo é buscar conhecimento. Isso, aparentemente, você já está fazendo.
O segundo passo é consultar o seu assessor de investimentos certificado, realizar e realizar o teste de perfil do investidor para descobrir se você está apto a investir em renda variável.
A partir desse momento, você conhecerá carteiras recomendadas por analistas e ter acesso a estratégias avançadas no mercado financeiro.
Conclusão: Se você estiver se perguntando se ações fazem sentido para você. Talvez elas façam.
Talvez esse questionamento venha de um lugar de insatisfação com investimentos mais conservadores e a baixa rentabilidade oferecida pelos bancos.
Caso queira conversar mais sobre isso, entre em contato. Será um prazer atendê-lo.