Existem diversos problemas que são gerados por não entender o mercado financeiro. Eles podem afetar de forma irreversível suas finanças. No artigo de hoje, nós vamos listar os 5 maiores problemas que você deve evitar nos investimentos.
Você vai ver:
- Ser influenciado por amigos e gurus das finanças.
- Rentabilidade passada não é garantia de rentabilidade futura.
- Exposição demais em Renda Variável.
- Comprar ações na máxima.
- Vender após grandes quedas.
1 – Liste suas despesas
O primeiro passo para sair do prejuízo financeiro é listar suas despesas, saber quanto dinheiro você está gastando. Despesas fixas como: escola dos filhos, conta de luz, gasto médio com supermercado, devem ser avaliadas, listadas e sempre encaradas com seriedade.
2- Pare com os gastos desnecessários
Agora que você já sabe quais são suas despesas fixas, é hora de cortar alguns gastos desnecessários. Será que você realmente precisa daquela camisa nova ou daqueles sapatos? Será que jantar naquele restaurante caro é a melhor escolha para esse mês? Outra fonte muito comum de gastos desnecessários são as assinaturas. Não é incomum assinar dois serviços de streaming ao mesmo tempo. Talvez 3. Assinaturas de streaming de músicas, um pacote premium de TV A cabo.Entender se realmente precisamos de todos esses serviços e luxos em um momento de prejuízo é um passo necessário para organizar as finanças.
3 – Organize suas receitas
Já sabemos quais são as despesas e tentamos estancar o sangramento, certo? Precisamos então entender quais são suas fontes de renda, de onde vem o dinheiro. Para isso, liste todas as suas fontes de renda atuais e suas possíveis fontes de renda. Entenda se você consegue aumentar sua receita de alguma forma. Talvez uma hora extra no seu trabalho, algum trabalho freelancer. Vai depender de pessoa para pessoa. O Saldo desta conta, Receita – Despesas, vai ser muito importante para o próximo passo.
4 – Liste e negocie suas dívidas
Quando perdemos os controles das Finanças, é normal que tenhamos algumas dívidas. O famoso efeito bola de neve. O que muitas vezes não percebemos é que estes credores, também não querem ficar no prejuízo e por várias vezes é melhor negociar as dívidas do que correr o risco de não receber esse dinheiro. Liste suas dívidas. Entenda quais delas são as mais urgentes. Anote o valor devido, a taxa de juros e o quão importante este serviço é para você. A dívida da conta de luz, por exemplo, é mais urgente que a dívida da TV a Cabo. Assim que tiver tudo isto em mãos, entre em contato com seus credores e tente acordos com o seu saldo em mente. Esse é o valor que você pode utilizar para sanar suas dívidas. Ofereça propostas. Os valores destas negociações são mais atraentes do que a dívida completa.
5 – Separe uma parte do seu dinheiro para o lazer
Quando falamos de prejuízo financeiro e organizar as finanças pessoais, sempre pensamos em cortar logo as atividades de lazer.Mas estamos aqui para te falar que cortar 100% de suas atividades de lazer para economizar dinheiro não é o ideal. O seu cérebro é uma máquina poderosa e muito complexa. É normal que ele busque maneiras de compensação para todo o esforço que você está fazendo. O famoso “Eu mereço.” Para evitar esse comportamento que pode ser muito destrutivo. É importante separar uma parte de suas finanças para alguma atividade de lazer. Qualquer coisa que te faça bem e alivie sua rotina, é parte do seu planejamento.
Conclusão
Lidar com Prejuízo Financeiro é uma decisão difícil, porém muito necessária para sair do vermelho e caminhar rumo à liberdade financeira. Entender o dinheiro, as finanças e em seguida, os investimentos, são etapas desta recompensadora jornada.Caso tenha alguma dúvida, entre em contato. Estamos à disposição para te ajudar neste caminho de vitórias.