Curiosidades do mercado financeiro

Investir em Ouro, vale a pena?

É uma dúvida comum, acredite. Vários investidores entram em contato com seu assessor de investimentos com dúvidas sobre o precioso metal e sua posição no mercado financeiro.

Calma!

Nesse texto vamos tirar suas dúvidas e te deixar um pouco mais perto sobre investir ou não em ouro no mercado financeiro.

Vamos falar sobre:

1 – A História do Ouro
2 – Vale a pena?
3 – Como Investir
4 – Ouro fora da Bolsa

Antes de continuarmos com nosso artigo, é importante lembrar que qualquer investimento deve ser feito de acordo com o seu perfil de investidor, com estudo necessário e com auxílio de seu assessor de investimentos. 

Esse texto não caracteriza uma indicação de compra.

1 – Um pouco sobre a história do ouro

J.P. Morgan, famoso banqueiro americano, disse em 1912 diante do congresso americano: “Dinheiro é Ouro. Todo o resto, é crédito”.

Naquele tempo a moeda americana seguia o padrão ouro. 

Ou seja, se você tivesse uma nota de US $100, era uma promessa de que se você fosse ao banco, teria 100 dólares em ouro.

O dinheiro era lastreado no metal.

O ouro foi escolhido naturalmente pela humanidade a partir de suas características: a sua durabilidade, a sua escassez, a sua divisibilidade e a sua facilidade de reconhecimento. 

2 – Vale a pena?

A resposta rápida é: depende.

Depende do seu perfil de investidor, de sua carteira de investimentos, dos seus planos, do seu momento de vida. 

Muitos consideram o ouro um “porto-seguro” do mercado financeiro. 

É um ativo físico, muitas moedas e economias do mundo inteiro ainda são lastreadas em ouro. Seu valor e demanda estão, em teoria, sempre garantidos. 

Muitos investidores acabam procurando o ouro como forma de proteger sua carteira das oscilações do mercado.

Sempre pensando no longo prazo, claro.

3 –  Como Investir em Ouro

Agora que já falamos um pouco do dourado metal, vamos conversar finalmente sobre COMO fazer suas compras no mercado financeiro.

A procura pelo metal é intensificada em períodos de crise econômica, especialmente pelo fato de ele estar mais atrelado à segurança, a não tomada de riscos. Então fique atento às flutuações do mercado e converse com seu assessor de investimentos antes de concluir qualquer operação. 

Agora sim, sobre as compras na Bolsa, existem dois tipos principais: contratos futuros e fundos de investimentos

O Contrato futuro de ouro padrão, o OZ1D, trata de 250g de ouro. O contrato fracionado, o OZ2D, trata de 10g de ouro.

Deste ativo, esses são os contratos mais líquidos do mercado financeiro e a lógica é a mesma de outros ativos financeiros: você negocia o contrato sem de fato precisar trocar o metal.

Mas caso você de fato queira um lingote em sua casa, é possível utilizar o OZ1D e carregar o papel até seu vencimento e ter a segurança de ter o metal com  99,99%% de pureza. 

Investir em Fundos de Investimento: Caso você esteja realmente focado no longo prazo, talvez o ideal seria investir em fundos de investimento que investem em ouro. 

Como todo fundo de investimento, você tem algumas vantagens: deixa toda a parte operacional para o gestor do seu fundo em troca de uma pequena taxa.

4 – Devo Comprar ouro fora da Bolsa?

Poder, pode. Mas não é recomendado. 

Além da burocracia, precisa descobrir onde deixar seu ouro guardado. Talvez pagando altas taxas de custódia.

Guardar o metal em casa também é complicado. Você pode ver seu investimento ir por água abaixo, caso ele seja roubado ou extraviado.

E mesmo assim, é um ativo sem tanta liquidez. Quem vai querer comprar ouro, fora do mercado financeiro, pelo mesmo preço que você pagou?

A forma mais fácil é de fato fazer suas compras pela B3.

Conclusão

Investir em ouro pode ser uma alternativa real para compor sua carteira de investimentos. É um ativo sólido, utilizado em todo o mundo e com histórico de manter seu valor em tempos de crise.

A avaliação de sua importância para seu perfil de investidor, para compor sua carteira de investimentos, porém, deve ser feita com estudo e com contato próximo com seu perfil de investidor e escritório de investimentos.

Também fizemos um vídeo falando sobre o assunto. Você pode conferi-lo abaixo.

Muito obrigado por ter lido até aqui. Caso tenha ficado alguma dúvida, deixe um comentário. Estamos à disposição para ajudar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *